sábado, 7 de julho de 2012

Luma Andrade é destaque na Rede Record de Televisão.

Cearense é a primeira travesti a apresentar tese de doutorado no Brasil.

Para conseguir o título, ela se inspirou na própria realidade


A cearense Luma Andrade foi a primeira travesti brasileira a apresentar uma tese de doutorado, segundo a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Aos 18 anos, Luma recebeu um convite de um professor para lecionar. — Foi exatamente no ambiente escolar que eu descobri que eu poderia ser uma grande educadora e aí trilhei o meu caminho, a minha tragetória de vida, mesmo sendo uma pessoa diferente dos padrões hegemônicos da sociedade.


Para conseguir o título de doutora, ela se inspirou na própria realidade e produziu um estudo baseado no acesso das travestis cearenses à educação. — Isso vai mostrar para as pessoas que travestis estão em diversos espaços. O que a gente não pode fazer é generalizar, achar que só por que é travesti que é prostituta. Elas estão lá por que não tem acesso à escola, então a única forma de sobreviver é vendendo o corpo. 


O antropólogo Marcelo Natividade diz acreditar que o sucesso de Luma representa um grande avanço para a realidade dos travestis no Brasil. — Acho que o exemplo da Luma evidencia as dificuldades que essa classe enfrenta na escola. É uma realidade muito clara a evasão escolar que travestis e transexuais sofrem. 
Assista ao vídeo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário